A história de Morro de São Paulo é incrível, repleta de detalhes e emoção, tão antiga que se confunde com a própria história do Brasil!
Originalmente habitado pelos índios Aimorés, este lugar mágico já era maravilhoso desde tempos imemoriais. Mas, em 1501, um ano após a chegada de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro, Gaspar de Lemos chegou à Baía de Todos os Santos, navegando por boa parte da costa baiana e dando início a uma grande aventura! Mas foi apenas em 1531, quando Martin Afonso de Souza desembarcou aqui, liderando uma expedição destinada a explorar toda a costa do novo continente, que Morro de São Paulo começou a ganhar forma. E, em 1535, o espanhol Francisco Romero fundou a vila de Morro de São Paulo, que se tornou o primeiro povoado da Capitania de Ilhéus, com 30 cristãos cultivando algodão e explorando o pau-brasil.
A partir daí, a história de Morro de São Paulo só ficou mais fascinante! Vilarejos como Boipeba e Cairú foram fundados no mesmo ano, além da instalação de um engenho e uma capela, que se transformou no Convento Franciscano de Santo Antônio, em 1654. E, em 1610, a família Saraiva Goes começou a construção da Igreja Nossa Senhora da Luz, que se tornaria um dos grandes pontos turísticos do local.
E as emoções não pararam por aí! Entre ataques de holandeses e ingleses, a construção da fortificação que levaria mais de 100 anos para ficar pronta e a Conjuração dos Alfaiates, ou Inconfidência baiana, Morro de São Paulo sempre esteve no epicentro dos grandes acontecimentos históricos do Brasil. Ou seja, Morro de São Paulo é um lugar com uma história riquíssima e emocionante, que nos transporta para uma época de grandes aventuras e descobertas!
Comments